segunda-feira, 28 de abril de 2014

Escapismo


Escapismo é a evasão à realidade, ou aos aspectos desagradáveis da realidade, através de sonhos, memória, fantasia, ou morte.
Aqueles de adoptam o escapismo têm uma visão romântica sobre vida, e põe-lhes num constante estado de desilusão para o que a realidade oferece por nunca se equiparar ao que idealizam.
Escapismo é o isolamento num mundo próprio de onde muitas vezes com a criatividade saem coisas belas.
O meu blogue trata disso mesmo, uma apresentação quase diária daquilo que me faz abstrair da realidade, ou não terá na descrição do blogue, "A realidade restringe-nos a uma vida de obrigações, tarefas diárias de uma rotina incessante. A imaginação liberta-me, são pensamentos mudos. Dentro da minha cabeça eu vivo uma vida muito mais interessante. Tomo facilmente o papel de herói, meço forças com dragões, oiço o canto das sereias, percorro grandes distâncias, pego no meu sabre de luz e vejo outros mundos... sou jovem para sempre." Ora ontem eu li um comic, ora hoje eu vi um vídeo, um filme, tenho uma ideia para uma shot-storie… transporto-os para aqui.
Eu sou o tipo que vive a realidade porque tem de ser, não porque quer.
Eu sou o tipo que ainda lê comics e vê animação. E esse "ainda" espero se esticar até ao caixão.
Eu sou o tipo que não se importa com questões  de qual a melhor, Marvel ou a DC Comics, preferindo apreciar os dois, mas que se interessa nos, “e se…”, como: E se Spiderman e Batman lutassem, quem venceria?
Eu sou o tipo que procura a resposta para o que aconteceu depois do Episodio VI de Star Wars, antes da Disney nos propor apresentar novos episódios.
Eu sou o tipo que vê um documentário sobre a Antiguidade e torce pelos Romanos, porque ainda guarda da infância a admiração pelo seu poderio nos livros de Asterix, embora tenha rido muito quando levavam dos Gauleses, mas aí está, passado e presente estão ligados.
Eu sou o tipo que lê e adora arte de fantasia, expande a mente.
Enquanto muitos encaram isto como distracções de pouco valor, eu não as vejo assim, "a distração aprimora a vida de alguma forma, tanto quanto o aprimoramento da vida passa, também, pela distração"
Eu sou o tipo que encontra sempre uma razão para sorrir, mesmo quando o dia não apresenta nada.

domingo, 27 de abril de 2014

Son of Batman; sentido critico.

Não é o melhor filme de animação da DC




Sinopse: É empurrado na vida de Bruce Wayne um filho que desconhecia ter e isso terá obviamente um impacto grande na maneira como o cavaleiro das trevas irá agir, com ou sem o fato.
No submundo, a balança pelo poder muda e é apresentado uma nova organização do crime.

Critica: Começo com o que me parece mais claro, não é o melhor filme de animação da DC que já vi, dito isto, é um filme que não faz vergonha aos já muitos que marca nos brindou, continua com a elevada qualidade que essa mesma animação nos tem habituado. Aqueles que têm seguido de perto esse ramo da DC não ficarão desapontados e para aqueles que nunca viram, estão a perder ótimo entretenimento.
O filme baseia-se num comic já existente, mas sofre bastantes alterações, entre elas a mais contundente sendo a introdução de DeathStroke como principal vilão, acrescentando valor na minha opinião, por ser um daqueles personagens “cool” de se ver. Outras questões como, A Liga De Assassinos ou os Homem Morcego ainda se mantêm.
A minha maior critica vai para Damian. Hoje é reconhecido como talvez o Robin com maior aptidão às artes-marciais (sim, já existiram vários para quem não sabe), mas acho que as suas habilidades foram gravemente exageradas chegando mesmo a tirar a luz a Batman.

Nota: Existe alguma controvérsia quanto à nova voz de Batman que a muito se deve ao bom trabalho de Kevin Conroy ao longo dos anos, mas quanto a mim a voz soturna de Jason O'Mara adapta-se também muito bem ao papel, gostei.



quinta-feira, 24 de abril de 2014

Hold Close; O meu tipo de arte

Embarrei nisto na internet e fiquei maravilhado. Uma história tão simples, bonita e cheia de criatividade, contada apenas com imagens.
Agradeço a Ingrid Tan por partilhar connosco o dom da sua arte. Toda a boa arte é aquela que nos evade deste mundo nem que por um instante.
Sinopse: Amores impossíveis sempre foram uma enorme fonte de inspiração e enquanto pode-se pensar que o tema já foi abordado de todas as formas e feitios, eis que surge algo refrescante. Fogo e água são opostos e podemos logo à partida pôr de parte tal união, mas não é bem assim, ora vejam:



















quarta-feira, 23 de abril de 2014

A historia do país de Westeros

Um video muito apetecível para fãs de fantasia



Tropecei num magnifico video que nos relata a historia do muito popular reino de fantasia da actualidade, que é, Westeros. 
Para os fãs dos livros é uma oportunidade de ver brotar aquilo que só a imaginação vos desenhou. Talvez até consigam agarrar pormenores que escaparam.
Para os fãs do show, é uma oportunidade de aprofundarem sobre a cosmologia de um mundo com bem mais para oferecer do que só o agora.
Quem eram os deuses antigos? Vejam que papel desempenhou Aegon Targaryen e suas irmãs na unificação dos sete reinos. Qual era o nome dos dragões que montavam. O porquê das diferentes culturas. Revivam a guerra contra o Rei Louco.
Um mundo muito abundante em detalhe.


Nota: O video é relatado por alguns dos actores do show, mostrando diferentes pontos de vista dos mesmos acontecimentos 

segunda-feira, 21 de abril de 2014

X-men Days of Future Past; Finalmente as Sentinelas

Numa realidade paralela existe um mundo não muito diferente do nosso. Lá existe, medo, intolerância, racismo, hipocrisia... a diferença é que é para mutantes (humanos que deram um salto evolucionário). Os X-Men demarcam-se de muitos outros super-heróis por tocarem em feridas ainda existentes na nossa sociedade. Não tem sido ação e aventura pelo simples prazer, mas ação com uma mensagem por baixo.
Enquanto uns buscam tolerância e cooperação, outros simplesmente lutam fogo com fogo e do lado dos humanos, bem, o medo pelo desconhecido alimenta as suas ações cegas. É aqui que as Sentinelas aparecem, criadas nos comics para controlar e mesmo eliminar a ameaça mutante, mas armas como estas podem fazer ricochete e ferir a mão que os criou.
Em Day´s of Future Past, Wolverine é enviado ao passado para fazer a ponte que irá unir duas gerações dos mesmos heróis.





sexta-feira, 18 de abril de 2014

A vida Secreta de Walter Mitty; Sentido critico

Um Nerd como nós


Sinopse: Walter Mitty desde muito cedo foi forçado a ser responsável e a viver sob as regras. Vive reprimido, não se sabe dar ao valor, suprime seus desejos, combustível para uma imaginação fértil, sonha acordado. Vejam como sonhos e realidade se encontram.

Critica: O filme é uma metáfora de como nos vemos ou de como pensamos que os outros nos veem e de como somos afinal. Onde uns veem defeitos, outros veem qualidades. É sobre auto-descoberta e esticar nossos limites.
Sonhar é bom, mas não há custa de viver. O que gosto do filme é que é uma aventura aqui perto e não num mundo paralelo ou num planeta distante (a norma hoje em dia). É muito bonito visualmente, uma comédia inteligente que ainda introduz algum drama. O único senão é Walter parecer passar de um momento para o outro de um solitário socialmente acanhado a um aventureiro escalador de montanhas.


segunda-feira, 14 de abril de 2014

Um Tailer honesto

E se invés de promover, um trailer, disse-se a verdade?


Pois, há um canal no youtube que faz isso mesmo com resultados hilariantes. Veja um dos seus filmes preferidos ou aqueles que não lhe causaram grande impressão serem expostos às suas maiores falhas.
Um trailer honesto tem um humor inteligente que não ofende (ou tenta) até aqueles filmes que possamos ter gostado.


Prepare-se para rir:


sexta-feira, 11 de abril de 2014

Batman Strange Day´s; 75º aniversário

Parabéns Batman 


Batman, sem duvida o meu super-herói preferido.
Veja aqui o clip que celebra o 75º aniversário de Batman com dedo de Bruce Timn produtor e argumentista responsável  que troce muitos heróis da DC para animação incluindo a muito aclamada, Batman: the animated series.


quarta-feira, 9 de abril de 2014

Game of Thrones Temporada 4; sentido critico

De volta a Westeros. Onde heróis morrem, vilões sorriem e nós ficamos cada vez mais viciados neste reino.


Sinopse: Aqui não existe um senhor do mal, bonzinhos vestidos de branco ou os maus vestidos de negro. Estamos no meio de uma guerra civil. A luta pelo poder é feroz, vem de todos os lados e enquanto isso, ameaças sobrenaturais insistem emergir. É uma guerra dentro o fora do campo de batalha. 
Critica: Aos fãs de fantasia que nunca viram Game of Thrones… vocês não são verdadeiros fãs de fantasia. Aos que simplesmente gostam de boa televisão e nunca viram Game of Thrones, estão a perder uma, senão a melhor produção televisiva de sempre.
Em outras séries nunca sabemos o que vai acontecer no próximo episódio, mas aqui nunca sabemos o que vai acontecer na próxima cena. A vida das principais personagens anda num fio fino e isso mantêm-nos fisgados num enredo brilhante.
A série volta em força depois do dramático fim do casamento vermelho com um episódio com a qualidade que nos habituaram.
Se gostavam, continuem a ver, se nunca viram, aconselho vivamente a fazerem-no. Game of Thrones é sem duvida o melhor escape à realidade que existe na atualidade.   

Alertas de spoilers no video (temporada 4 final do episódio 1):









segunda-feira, 7 de abril de 2014

Enders Game; sentido critico

Hogwarts no espaço, pelo menos é o que parece.


Sinopse: A Terra sobreviveu a uma invasão alienígena, mas a grande custo. Milhões de vidas se perderam. Desde então a humanidade se prepara para uma possível segunda invasão numa sociedade militarizada, aproveitando ao máximo a mente fértil das crianças e adolescentes.
Critica: Eu aceitei bem a aposta na mente das crianças que são e muito, mais inovadoras que a dos adultos e dadas à aprendizagem, mas custou-me que o papel dessas crianças colocasse o dos adultos na plateia como observadores enquanto a vida do planeta estava em jogo. Simplesmente não vejo isso acontecer.
Nota: Um filme a representar o universo Sci-Fi puro que a meu ver tem vindo a perder algum foco na indústria. Os filmes bons desse género têm sido cada vez mais escassos, substituídos pelos filmes de fantasia e de super-heróis. Tenho pena porque viajar às estrelas é ainda uma das maiores portas que nos fazem sonhar. 



sexta-feira, 4 de abril de 2014

Declaração Nerd

Môr num mundo de fantasia, tu serias a fenix e eu um gnomo.
Na idade média, tu serias uma rainha e eu o bobo na tua corte.
Num mundo scfi-fi, tu serias a princesa Leia e eu um ewok.
Na antiguidade os Troianos e Gregos lutariam por ti invés de Helena.
Num mundo dos comics, tu serias a Super-Girl e eu um dos transeuntes que apontava o céu para dizer:" olha ali a voar..."
Numa realidade alternativa, se eu fosse importante, tu tinhas de ser uma deusa.
Quando construírem uma maquina do tempo, nunca a vais poder usar. Mudavas a história para sempre. Júlio César nunca se ia deixar seduzir por Cleópatra depois de te conhecer.
Quando os aliens invadirem o nosso planeta, não vai ser pelos nossos recursos naturais, vai ser por ti. Contigo vão aprender o conceito de beleza.
Se fossemos animais, tu estarias sentada no topo da cadeia alimentar e eu já teria sido o pequeno-almoço de alguém.
Se fossemos espiões secretos, eu seria o ultimo a morrer… e tu estarias do lado da equipa vencedora.
Num mundo de encantar tu serias a donzela virada princesa e eu o teu animal falante.

terça-feira, 1 de abril de 2014

Hercules; um combate na bilheteira.

Vamos ter concorrência com, “Hercules the Legend Begins”. Qual sairá no topo?
Eu pessoalmente prefiro o visual deste. Aproxima-se mais do mito. Vemos alguns dos trabalhos de Hercules que o elevaram ao patamar de um deus. 


Deixo ainda aqui o trailer de Legends Begins. Julgem por vocês mesmos:

 

NOTA: Seja como for, quem fica a ganhar somos nós. Que venham os filmes!