sábado, 22 de fevereiro de 2014

Conan; O típico estereotípico de um bárbaro.

"Esmagar seus inimigos,
vê-los conduzidos perante você,
e ouvir os lamentos das mulheres!"
Tronco nu, capacete com cornos, rude e musculoso. No entanto Conan é muito mais que isso. Não havia ele conquistado admiradores por todo o nosso mundo. De facto, seu impacto cultural compara-se a personagens como, Tarzan e Drácula.
Um guerreiro habilidoso, forte, com enorme resistência, inteligente à sua maneira, um grande comandante.
Conan não é um herói típico, pois apesar de desempenhar atos heroicos, ele muitas vezes só os realiza para benefício próprio ou simplesmente para sobreviver, é contudo um perfeito anti-herói. Deambulando o mundo como um mercenário, ladrão e pirata, ele entra em ferozes batalhas, enfrenta feiticeiros, derruba tiranos e conhece princesas.
Conan tem uma certa pureza que conseguimos invejar. É honesto e de grande força tanto interior como exterior. Leal amigo para aqueles verdadeiros com ele, intimidante para desconhecidos, um perigoso inimigo para quem se atravessa no seu caminho. É essencialmente um sobrevivente, é o melhor naquilo que faz e se supera obstáculos desmedidos a muito se deve à sua  determinação.

4 comentários:

  1. Apesar das primeiras aparências, Conan é um personagem profundo e muito complexo; ele é uma crítica forte contra os valores hipócritas e moral dúbia da civilização; apesar de considerado selvagem, tem um senso de caráter muito superior aos dos reis e príncipes de sua época.

    Um verdadeiro bárbaro, especialmente quando escrito por Roy Thomas e Kur Busiek.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens razão Odin. Na aparente simplicidade existe muita complexidade. Muitas vezes subestimado por seus inimigos que vêm só um bruto. Ele é aquilo que pensa e aquilo que sente, não existam subterfúgios. Leva-nos a questionar, afinal quem são os civilizados. Deliciamo-nos a ler sobre Conan quando nos surpreendemos o quão abrangente é o personagem, muito inteligentemente escrito.

      Eliminar
  2. Muito bom ver sendo dada honras ao Rei da Aquilônia.

    As histórias de Conan estão entra as minhas favoritas.
    Gosto tanto do personagem que no meu trabalho de fim de curso de graduação coloquei Conan nos meus agradecimentos hahaha.

    ResponderEliminar
  3. Haha, temos admirador confesso então.
    Quando li Conan pela primeira vez fiquei surpreendido pela positiva como acho ser o caso da maioria das pessoas. Sem darmos por isso, ficamos tão envolvidos na história que parece que estamos ombro a ombro numa das suas pelejas.

    ResponderEliminar