quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Pode Batman Vencer o Super-Homem?


Num lado temos um super-herói sem poderes. No outro, uma figura quase como um Deus, um dos mais poderosos, senão mesmo, o mais poderoso super-herói de todos os tempos.
Como então a pergunta persiste?

Não descartemos Batman ainda. Para além das muitas geringonças e veículos que lhe permitem lutar contra o crime, ele é engenhoso. Por inúmeras vezes lutou contra adversários com super-poderes e venceu. Por outro lado o maior inimigo de Super-Homem é um mero humano, Lex Luthor. Já se equilibrou mais as coisas.

Batman é extremamente interessante exactamente pelo facto de ser vulnerável. Pode morrer ao entrar num beco com bandidos armados. É um campeão da humanidade, no sentido que, representa-nos, os sem poderes. Mantém o leitor ávido sem saber o que trás o virar de cada página. Na mitologia grega o que torna Ulices tão compelativo é o facto de não ter poderes, ao contrário dos outros heróis que eram semi-deuses.
Já o Super-Homem é mais difícil de manter interessante. Ele é virtualmente invulnerável. É difícil arranjar quem o desafie de verdade.
Batman tem de se sobrepor à adversidade enquanto o Super-Homem confia nos seus poderes.

Tanto Batman como o Super-Homem estão do lado do bem, mas em dois extremos. Um é dia e o outro é noite. Um abraça o papel de heroi e defensor do povo (Super-Homem), o outro não quer, nem precisa desse reconhecimento (Batman).
Na verdade eles são bons amigos e respeitam-se mutuamente. Então porquê a pergunta? É mais uma luta entre fãs do que propriamente entre os personagens.

Frank Miller ofereceu-nos uma resposta em, "Batman Dark Night Returns". Embora não seja aceite como conclusiva por todos. Depois de uma explosão nuclear, Super-Homem vê a sua ligação com o Sol diminuída (fonte do seu poder) e a batalha ocorre nos termos de Batman. No final Batman vence, mas é tudo uma elaborada artimanha para que ambos possam continuar com as suas vidas:


"Batman Dark Night Returns" clip Batman Vs Superman Part 1:




Numa das minhas obras preferias, "Batman/Superman Public Enemies", Ambos heróis medem forças contra Metallo (vilão com corpo robotico cuja energia provem da kryptonite). Nos monologos, Super-Homem pensa que Bruce devia ter consciência das suas limitações e não lutar com alguém tão poderoso como Metallo. Já Batman pensa, que Clark devia-o deixar tratar de Metallo por causa da Kryptonite. Existia genuína preocupação um pelo outro. 


Num video muito bom, Batman e Super-homem encontram-se pela primeira vez e não existe muita empatia entre ambos ao principio (luta sem preparação):

"Justice League War" clip Batman meets Superman:

Isto vem como uma premissa para o que vem para 2016 em "Batman V Superman, Dawn os Justice" (Acção real)

Imagem do filme conseguidas de um teaser que foi vazado para a internet:

Pode então Batman vencer o Super-Homem? Com tempo e preparação, sim claro, mas existem também inumeras maneiras de acontecer o contrário. No mundo dos super-heróis ninguém é invencível.

  Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

6 comentários:

  1. Esta é sem dúvida nenhuma, uma questão bem complicada, mas concordo contigo. E na verdade, acho que o nível do poder de Superman nos últimos anos tem sido alto demais, a ponto de ultrapassar a linha do ridículo. Lembro-me que após as primeiras Crises nas Infinitas Terras, John Byrne reformulou o personagem, tornando-o menos poderoso, a ponto dele ser apenas sutilmente mais forte do que personagens como Caçador de Marte, Capitão Marvel e Mulher Maravilha. Para mim, aquela foi a melhor época do homem de aço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu aceito que Super-Homem seja o mais poderoso de todos, acho que até lhe fica bem, mas tenho de riscar uma linha quando li que ele movia planetas. Se ele pode tudo, então onde está a graça?

      Eliminar
    2. Exatamente meu ponto.

      Ao que parece, a DC fará uma nova Crise em 2015, em parte, por causa da insatisfação cada vez maior de fãs com os Novos 52. Talvez após isso, tenhamos um Superman que é o mais poderoso herói da editora, mas não de forma tão exagerada e inverossímil mesmo nesta mídia.

      Eliminar
    3. Não estava a par da nova crise para 2015, mas as criticas aos Novos 52 são muitas, em parte, por haver sempre uma resistência a mudança. Quer queiramos ou não, haverão sempre alterações nos comics, não sobrevivem ao tempo sem elas. Desde que não alterem o núcleo de cada herói, por mim tudo bem.

      Eliminar
  2. Não me parece que a derrota do Super-Homem para o Batman tenha sido armação. SH foi, sim, derrotado. O que fica claro no final da história é que Clark Kent percebeu que a morte de Bruce Wayne não fora real, e resolveu deixar por isso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como digo no artigo, Batman vence. A artimanha acontece sim, mas não para forjar a luta. É criada para que ambos possam continuar sem nenhum ter de perder a vida. Foi um twist muito criativo.
      Existe quem conteste a luta por não ser Canon ou por Super-Homem ter começado muito brando por não querer magoar Bruce.

      Eliminar