quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

O novo sabre de luz de, "Star Wars, The Force Awakens"

Viável?

Assim que o teaser saiu houve um grande alarido quanto ao novo sabre de luz, tanto, que quase tirou o foco do filme para cair unicamente neste detalhe. Já tinha visto aquele desenho numa foto que vazou na net, muito antes sequer do teaser sair oficialmente. A minha primeira impressão, numa foto de pobre qualidade, foi achar o conceito ridículo, nem cheguei a acreditar tratar-se de uma foto de fonte fidedigna. O tempo passou e o teaser estreou, e tenho de admitir, que, agora em contexto e com muito melhor resolução, até fica bem, gostei. Acho que pode desabrochar em otimas sequências de acção que nunca vimos antes no universo Star Wars, é tudo uma questão de imaginação e como fazer a coreografia. 
Compreendo as preocupações dos fãs. Para além do desenho ser diferente do habitual, levanta algumas questões: Para quê aquele desenho afinal? Será viável? Não pode o portador do sabre se magoar com os pequenos feixes de plasma? 
Faz sentido ter uma guarda para a mão num duelo de espadas, porque não com sabes de luz? Lembro que tanto Anakin e Luke Skywalker perderam suas mãos em combate. É por tanto natural alguém pensar numa protecção adicional.

Encontrei aqui otimos vídeos que explicam bem a funcionalidade de tal arma:

Explicação sobre a arma em si:

Explicação sobre modo de combate:

3 comentários:

  1. Muito interessante... os sabre de luz originais eram baseados na katana japonesa, que possui uma guarda muito pequena para garantir ao espadachim um ganho enorme em mobilidade. Agora, ele lembra a espada longa européia, menos versátil para ser usada em sequências de movimentos rápidos que usem o giro do pulso, mas por outro lado, mais seguras para o espadachim.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou ansioso por ver as novas sequências de combate que o novo sabre vai obrigar

      Eliminar
    2. Uma rectificação: apesar do desenho parecer uma arma oriental, George Lucas no primeiro filme (episódio IV) disse para a manusearem como se fosse uma arma pesada, como as antigas armas europeias. Só no Episódio VI e especialmente nas prequelas é que começamos a ver combates mais acrobáticos e com uma habilidade de uma arma leve.

      Eliminar