segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

10 razões para a trilogia “The hobbit” não ser boa

Primeiro que tudo, esta é a minha visão pessoal sobre os filmes. Se por acaso, não concordar comigo ou tenha gostado da trilogia não há problema, eu também tinha adorado sentir o mesmo, fui um dos que salivou na expectativa de voltar à Terra Média. O facto de, não haver sempre ideias concordantes torna certos temas extremamente interessantes de discutir. Sou fã de Tolkien e da trilogia cinematográfica do Senhor dos Aneis, acredito que esse tenha sido a base para o meu reprovar desta trilogia. Algumas pessoas argumentam que se não houvesse o Senhor dos Anéis, eu e outras pessoas, não acharíamos o Hobbit mau, felizmente  vivemos num mundo onde existe, de facto, o Senhor dos Anéis, e a comparação é inevitável, visto fazerem parte do mesmo mundo. Sendo assim, vamos a isso:


Razão numero 1 – Ambas trilogias, Senhor dos Anéis e Hobbit, fazem parte do mesmo mundo e têm o mesmo realizador no entanto, esteticamente, não parecem nada uma a outra. Uma aprimora o realismo sujo, ferrugento e lamacento, ou outro põe uma lente limpa por cima de tudo, não existe coerência. 




Razão numero 2 – O hobbit é uma trilogia feita a partir de um livro de duzentas e poucas páginas, mais pequeno que qualquer um dos livros do Senhor dos Anéis (onde tivemos um filme para cada livro), tornou a historia diluída em alguns aspectos e noutros foram acrescentadas bastantes coisas que nem estavam no livro, que não adicionaram nada de melhor. 




Razão numero 3 – Acção que peca pelo irrealismo exagerado, onde Legolas encabeça essa fórmula,  existe uma certa extensão de corda que atribuo como verossímil até num filme de fantasia. Raramente é sentido que os heróis estejam em algum perigo verdadeiro, não é criada empatia.




Razão numero 4 – Orcs em CGI (Imagens criadas a computador). Os Orcs de Senhor dos anéis eram bem mais realistas que estas versões “atualizadas”. 




Razão 5 – Smaug foi, de facto, uma das coisas boas que emergiu da trilogia, um ótimo vilão. No entanto, esticar a sua longevidade para o terceiro filme diminuiu a personagem importante . Tinha sido bem melhor terminar o seu acto no segundo filme. Aliás, na Desolação de Smaug  já havia sido deixado bem claro como o dragão ia morrer, roubou o segundo filme do seu climax.





Razão 6 – O terceiro filme chama-se, “A Batalha dos Cinco Excercitos”. Qual o quinto exercito? No livro são os lobos, que no filme foram cortados. Foram os morcegos? As águias? Os Gnomos? O segundo exercito Orc? Os Trols? Não sei, fiquei por perceber, e a não ser que alguém do filme explique, ninguém pode afirmar com certeza qual foi.




Razão numero 7 – Tauriel, personagem criada somente para o cinema, muito bonita, excelente guerreira, uma modelo, imagino, para as mulheres num mundo claramente masculino, uma adição que no fundo foi insignificante. Criou-se ali uma expectativa quanto à possível relação amorosa com Kili, mas quando ele morre esse sub-enredo tornou-se totalmente irrelevante. Ainda pensei que Tauriel também fosse morrer, fazendo lembrar uma cena de Romeu e Julieta, amor impossível Anão e Elfo, mas não, ela viveu, ele morreu, e não se aprendeu outra coisa senão, ama-se alguém e vai doer.



Razão numero 8 – Uma irmandade de anões, bastante menos significativa que a irmandade da primeira trilogia. São marcantes quatro ou cinco anões e o resto são pano de fundo. Mais uma vez, não se cria empatia.





Razão numero 9 – Final fraco para o primeiro filme. As águia deixam a irmandade a quilómetros da montanha, local de destino da demanda, obrigando os heróis a perigos mortais, que em outra instância teriam sido evitáveis. No livro é explicado que as águias não continuam para não serem abatidas por homens que vivem ali, mas ao não haver explicação no filme, fica uma cena de menear a cabeça.



Razão numero 10 - O hobbit simplesmente não tem a substacia entregue por um bom enredo. Arrasta diálogos aborrecidos e dá saltos na historia com acção vertiginosa. 



Trailers HONESTOS:




2 comentários:

  1. Concordo plenamente. E acrescento:

    Razão número 11: Peter Jackson se deixa levar por delírios de megalomania com frequência, e em sua arrogância, considera seus "toques pessoais" uma melhoria às obras originalmente escritas por Tolkien,

    ResponderEliminar
  2. As razões são muitos, caro Odin. Acho que entre os dois, conseguíamos ainda fazer mais uma lista, coloquei só aquelas que me incomodaram mais.

    ResponderEliminar